Buscar
  • pedroamaral34

Formação Pastoral na Igreja Local – Argumento Eclesiológico

Por Jeremiah Davidson

Por eclesiológico, quero dizer o que toca na estrutura e “maquiagem” da igreja. Certos modelos de formação pastoral honram e defendem uma eclesiologia bíblica, e outros a ameaçam em graus variados. Em favor da formação pastoral baseada na igreja, o argumento eclesiológico é simples: a formação pastoral é responsabilidade do ancião da igreja; ceder o processo a outros muda de fato a estrutura de liderança da própria igreja.

Dieumeme Noelliste escreveu que a educação teológica é uma "serva para a economia de Deus". Idealmente esse é o papel da educação teológica, vir junto, apoiar e servir a igreja.

No entanto, o que acontece quando uma mãe entrega a criação de seus filhos para sua criada? O truísmo da poesia de William Ross Wallace vem a suportar: "a mão que balança o berço é a mão que governa o mundo." (ou pelo menos governa a igreja). Quem conduz a formação de líderes da igreja, lidera indiretamente a igreja. Portanto, em grande parte do mundo ocidental, a liderança de fato da igreja local não são apenas aqueles que foram biblicamente estabelecidos como pastores e anciãos, mas, indiretamente, a faculdade de instituições de educação teológica, predominantemente composta por aqueles que são pesquisadores e professores por comércio.

Essa influência dos educadores no seminário sobre pastores e igrejas locais não pode ser subestimada. O destino da Igreja Presbiteriana dos EUA não pode ser adequadamente compreendido sem perceber movimentos em seminários como Union (Nova York) e Princeton (Nova Jersey) no final do século XIX e início do século XX. Como pode ser explicada a disparidade entre as crenças e convicções do congregante metodista unido médio e as do membro médio do clero, exceto por atribuir uma deriva às instituições que prepararam o clero? Denominações como os Batistas do Sul nos Estados Unidos reconheceram a influência de seus seminários sobre um deslize para o liberalismo teológico e evitaram o ponto de não retorno, reformando seus seminários a tempo. Outras denominações não tinham o mesmo discernimento e hoje estão morrendo a morte lenta da incredulidade.

A responsabilidade pela liderança doutrinária da igreja é biblicamente investida nos anciãos. A formação pastoral é responsabilidade deles. As qualificações bíblicas para os incumbidos (1 Tm 3; Tt 1) servem como um guia para o tipo de homem que será apto a defender a sonora doutrina e reproduzi-la a uma futura geração de líderes (2 Tm 2.2). Desconectar o processo de formação de liderança das qualificações bíblicas para os anciãos é entregar a responsabilidade pela criação das crianças para a serva.

Claramente existem caminhos institucionais viáveis para bons seminários (especialmente quando dirigidos por grupos e associações de igrejas saudáveis) para cumprir o mandato bíblico para a formação pastoral. Eles podem considerar cuidadosamente as qualificações morais e doutrinárias de seus professores, além de suas conquistas acadêmicas. Eles podem colocar anciãos para liderar o processo de formação. No entanto, se igrejas e denominações devem ser lideradas por anciãos biblicamente qualificados, seu processo de formação pastoral também deve ser liderado por anciãos biblicamente qualificados. Este conceito fundamenta as raízes da formação pastoral na igreja local, pois é lá que os anciãos são chamados e onde servem, são os rebanhos que supervisionam (1 Pe 5:2).

Os anciãos podem chamar a serva da educação teológica para ajudar em seus trabalhos? Certamente. Eles podem e devem, tanto quanto a diversidade de pontos fortes dos dons na igreja também se manifesta lá. No entanto, eles não podem se omitir em relação à sua responsabilidade de liderar a igreja

[1] Noelliste, Dieumeme. Serva para a economia de Deus: Fundamentos Bíblicos da educação teológica em Deininger, Fritz. Fundações de LiderançaAcadêmica. Nürnberg: VTR Publ., 2013 (P 15).

[2] Poesia de William Ross Wallace (1865) "A Mão que Balança o Berço é a Mão que Governa o Mundo".

Posts recentes

Ver tudo