Buscar
  • Alessandro Meneghetti

Praticando a equidade em tempos de pandemia

“Seja a vossa moderação notória a todos os homens.”

Filipenses 4.5a

A palavra chave aqui é: ‘moderação’. No original, está escrito: ‘epieikés’, e pode receber várias traduções possíveis: paciência, cordialidade, gentileza, moderação, mansidão. Podemos traduzir de outro modo, desta forma, para ficar ainda mais claro: “seja a vossa equidade notória a todos os homens”. Ou ainda: “Sua generosidade seja conhecida de todo mundo”. 

A moderação é um comportamento que tem a ver com o controle do temperamento e das emoções. Nesta pandemia, qual é a reação natural das pessoas? Como a sociedade está reagindo a esta pandemia? 

De acordo com um estudo da Fiocruz (14/04/2020), “durante uma pandemia, é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento”. Ou seja, a reação natural é de desespero e descontrole. E o estudo ainda conclui: “nem tudo isso é doença. São reações normais diante de uma situação anormal que estamos vivendo”. 

Como cristãos, como estamos vivendo esses dias? Como as pessoas estão nos vendo? Somos conhecidos por exalar o desespero ou a moderação? Um crente não pode ser uma pessoa explosiva, destemperada, confusa e sem domínio próprio! Suas palavras devem ser temperadas com sal e suas atitudes precisam edificar as pessoas ao seu redor. Sua moderação deve refletir o caráter de Cristo! 

Ao invés de desequilíbrio e destempero, que todos possam ver o fruto do Espírito em sua vida. O fruto do Espírito não é algo que você gera por si mesmo. Não! O fruto do Espírito é o caráter de Cristo que é implantado no crente para a glória de Deus! Que todos possam olhar para você, ver o caráter de Cristo, e glorificar a Deus. 

O fruto do espírito deve ser visto por todos. O caráter de Cristo não deve ser limitado somente a quatro paredes. Nosso cristianismo não deve ser de esfera unicamente privada. É bem verdade que estamos em tempos de distanciamento social, porém nosso cristianismo não deve ficar escondido. O testemunho de nossa fé e a vida de Cristo em nós devem ser demonstrados em todo o mundo. Somente assim estaremos exalando o bom perfume de Cristo em nossa cidade. Pratique a moderação! Pratique a equidade! Pratique a cordialidade!

Como?

  1. Não perca o contato com os irmãos;

  2. Esta semana, ligue para algum irmão, verifique se precisa de alguma ajuda, leia uma palavra e orem juntos;

  3. Edifiquem-se mutuamente;

  4. Encoraje-o, e seja também encorajado no Senhor;

  5. Anime-o, e seja também fortalecido;

  6. Estejamos unidos!

Fique firme no Senhor. Fique firme. Tudo passa. Vamos juntos viver para a Glória de Deus. 

E que o caráter de Cristo seja irradiado em você e através de você. Que todos possam ver o brilho de Cristo em sua vida. 

“Que todas as pessoas ao seu redor possam ver a vossa generosidade e moderação. Perto está o Senhor”

por Davi Caires

Posts recentes

Ver tudo

Olá, meu nome é Yago Grisote, membro da Primeira Igreja Batista em Monte Alto/SP. Atualmente estou no M.Div da Escola de Pastores da Primeira Igreja Batista de Atibaia/SP), na quarta turma. O foco do